InovaBento aborda importância das conexões geradas pela South Summit Brazil

Encontro reuniu speakers cujas trajetórias foram potencializadas pelo evento de inovação da Capital

O impacto da realização da primeira edição da South Summit Brazil (SSB), no ano passado, foi grandioso para o país, mas ainda maior para as startups ambientadas no interior gaúcho. Ao aportar com um dos mais relevantes eventos de inovação e tecnologia do mundo no Rio Grande do Sul, abriu-se uma nova frente de conexões e networking que catapultou negócios

.

Alguns deles deram seu testemunho nesta terça-feira, em encontro promovido pelo InovaBento, que contou com a participação online do CEO da SSB, Thiago Ribeiro, e a presença do mediador e CEO do Wine Valley Hub, Filipe Toledo, e de "speakers" com profunda ligação com o evento.

 

Felipe Diesel, CEO do Yours Bank, é um dos que tiveram a vida modificada através do evento. A startup dele, de Santa Rosa (RS), foi a vencedora da competição ocorrida na primeira edição do SSB. A vitória fez com que o Banco do Brasil se tornasse parceiro da startup, uma plataforma de inteligência financeira planejada para pais e filhos. "A South Summit aproximou os fundos de investimentos, deu acesso a um crescimento maior para as startups", elogiou.

 

A experiência de estar entre as 50 finalistas, num universo de mais de 2 mil inscritas para a edição deste ano, será vivenciada nos próximos dias pelo CEO da Voltures, Eduardo Berriel. "O South Summit mudou minha vida. Pensei que entendia de inovação e tomei uma rasteira", brincou Berriel, cuja startup, sediada no TecnoPUC e membro do Instituto Caldeira, se dedica a facilitar o acesso à energia renovável. "Depois da South Summith, eu saí da outra empresa e estou 100% dedicado à Volters. Mudou o foco da empresa, a visibilidade, começamos a fechar bastante negócio".

 

Speaker no evento do InovaBento, o CEO da bento-gonçalvense Atria Design Studio, Mateus Paixão, também será speaker no South Summit Brazil, abordando a importância do branding para os negócios. "E muito importante fazer parte desse ecossistema de inovação, porque é um ambiente com muito compartilhamento de conteúdo e informação e de conexão. Entendo o Summit como uma oportunidade para crescer, é importante também a gente se conectar e trazer ideias e investimentos para Bento", comentou Mateus.

 

Além de compartilharem suas trajetórias com o público, os speakers contribuíram com algumas provocações. "Tem que se apaixonar pelo problema, e não pela solução", sugeriu Diesel ao falar sobre a abertura de sua startup. Ele também falou sobre o momento certo de investir. "Tem que observar a marola antes de ela formar a onda", sugeriu.

 

Edição 2023 da South Summit está ainda mais global

 

Se a primeira edição da South Summit Brazil ajudou a fazer do Rio Grande do Sul um dos Estados líderes em inovação no país, a segunda vai reforçar essa premissa ao promover mais conexões e networking.

 

A competição de startups recebeu inscrições de 86 países, totalizando de mais de 2 mil participantes – o dobro da edição passada. O South Summit concentrará mais de 700 speakers, sendo 80 do Exterior, e mais de 100 fundos de investimentos, dos quais 25 são internacionais, no Cais Mauá, em Porto Alegre, onde cerca de 20 mil pessoas devem circular nos três dias do encontro. Também participarão 12 unicórnios, sendo quatro internacionais. "Tudo isso mostra o caráter global do evento", disse o CEO do South Summit Brazil, Thiago Ribeiro. "Quem viveu o South Summit 2022 vai ter uma outra experiência em 2023", prometeu.

Voltar