Inova Bento mostra como empresas podem aproveitar incentivo de financiamentos para inovação

Bate-papo mostrou aos empreendedores alternativas para viabilizar projetos

Implementar projetos de inovação nas empresas fica mais ágil quando as organizações conhecem – e aproveitam – os incentivos dos programas de financiamento disponíveis para essa finalidade. As oportunidades foram apresentadas aos empreendedores em encontro promovido pelo Inova Bento no dia 09 de maio.

A Finep - Financiadora de Estudos e Projetos, empresa pública federal ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por exemplo, atua fortemente na aceleração de startups. "São linhas de financiamento que têm as melhores condições, direta ou indiretamente", afirmou o analista da Regional Sul, Marco Bruno Manzolillo.

Quem também dedica atenção especial à inovação é o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), atendendo inclusive pequenos empresários e novos empreendedores. "Desenvolver a apresentar projetos par análise é o ponto de partida. O importante é procurar as instituições, elas estão aí para serem utilizadas e encontrar soluções", disse o gerente de planejamento, Alexander Nunes Leitzke.

Outro parceiro do empreendedor gaúcho, especialmente dos que atuam na criação de novas tecnologias, é o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul). "O banco vem se inserindo, cada vez mais, no ecossistema da inovação, com espaços como o Banritech, focado em alavancar startups e fomentar novos negócios", explicou o gerente executivo de Produtos de Desenvolvimento e Microcrédito, Tiago Fernandes. Outro braço de atuação é o financiamento de projetos de inovação por meio da captação de recursos. "O grande negócio é conversar conosco. Cada projeto é um caso individual, e há diferentes formas de financiar. Quem não chega até o banco, certamente não vai conseguir", falou.

Destacando a importância de os empreendedores fazerem uso das facilidades de financiamento para promover seus negócios, o Superintendente de Venture Capital e Fomento à Inovação do Badesul, Elias Graziottin Rigon, deixou um recado claro. "Não usem o capital de giro de suas empresas para o desenvolvimento da inovação. As instituições de financiamento estão disponibilizando dinheiro a taxas extremamente atrativas, e quem usa capital de giro corre o risco de, mais adiante, ter que ir ao banco buscar um dinheiro pelo qual vai pagar os juros de mercado, que a gente sabe que são bastante altos", alertou. O Badesul é uma agência de incentivo ao desenvolvimento ligada ao governo do Rio Grande do Sul, com a missão de captar dinheiro junto aos órgãos federais de financiamento para emprestar e promover o crescimento de projetos nas mais diversas áreas, especificamente de inovação tecnológica por meio de startups, de dentro das empresas ou criadas fora delas.

Além da apresentação das oportunidades, o INOVABento tem um dos pilares de atuação a busca de incentivos para o desenvolvimento de projetos. Pensado como uma porta de entrada entre as empresas e as iniciativas de fomento, o INOVABento conecta parceiros para os projetos de inovação acontecerem.

Voltar